Artistas e intelectuais declaram apoio a Dilma no Rio de Janeiro



Na noite de 18 de outubro, Um ato no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro, reuniu em plena segunda-feira, um grupo de apoiadores da candidata. Centenas de simpatizantes ilustres do PT se espremem em busca de um ingresso para o ato político da candidata Dilma Rousseff com artistas e intelectuais.
As estrelas do PT começam a zanzar no palco, em busca de um assento - alguns, velhos militantes. Escalação: Marilena Chauí, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Fernando Morais, Beth Carvalho, Wagner Tiso, Cristina Pereira, Eric Nepomuceno, Alcione, Margareth Menezes, Jonas Bloch, Emir Sader, Chico César, Antonio Pitanga, Lia de Itamaracá, Hugo Carvana, Dira Paes, Domingos de Oliveira, João Pedro Stédile... E na galeria política, o presidente do PT José Eduardo Dutra, Michel Temer, Marco Aurélio Garcia, Carlos Minc, os governadores Jaques Wagner (PT-BA) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Márcio Thomaz Bastos, os ministros Juca Ferreira (Cultura) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
No revezamento de oradores, a professora de Filosofia Marilena Chauí assume o microfone e mostra um santinho de José Serra, que mandou imprimir uma frase bíblica: "Jesus é a verdade e a vida". Inclinada, reforçando o gestual de polemista, ela ataca:
- Isso é obsceno! É religiosamente obsceno. É politicamente obsceno. É uma violência contra o ecumenismo religioso.
Abafado por aplausos, Chico Buarque anuncia o seu voto:
- Minha função aqui é reiterar meu apoio por essa mulher de fibra, que já passou por tudo, não tem medo de nada. Sobretudo, vai dar o senso de justiça social, que é a marca do governo Lula, um governo que não corteja os poderosos de sempre... Ele fala de igual pra igual com o mundo todo. Não fala fino com Washington nem fala grosso com a Bolívia e o Paraguai. Por isso mesmo, é ouvido e respeitado no mundo inteiro, como nunca antes na história deste País!
Após momentos de contemplação ao público, Dilma, emocionada, fala:
- Vejo aqui uma parte da minha vida, as músicas da minha juventude e da idade adulta. Com Chico (Buarque) e todos eles. Vejo os livros que eu li. Vejo também o processo que me trouxe aqui... Quem perde, adquire uma grande capacidade de resistir. Eu me formei na vida perdendo. Mas, ao mesmo tempo, perdendo e ganhando. Eu tenho muito orgulho de minhas derrotas, porque foram boas derrotas...

Comentários