Festa de Santo André

Foto: Blog História do Baixo Sul


De acordo com o texto extraído do blog História do Baixo Sul, contam os mais velhos que a igreja foi construída de costas para a cidade pois todos os dias, quando abriam a igreja, a imagem de Santo André estava de costas para a cidade.


Será que é verdade? Será que agora a cidade é que está virando as costas para a Vila e o Santuário de Santo André?


Um local tão rico, tão simbólico. Tanto do ponto de vista histórico, quanto religioso e até ambiental, sem falar na beleza cênica que atrai e encanta locais e visitantes.


Este ano, passei por lá, na noite do dia 25/11. A igreja não estava completamente cheia, como de costume. Não tinham vários ambulantes. Não teria a tradicional festa, com arrochas e pagodes.


Fiquei pensando no que teria se tornado a tão esperada "Festa de Santo André". Quando eu era pequeno, aguardava a festa, pois coincidência ou não: comemorava a chegada das férias; comprava roupas no camelô; estava perto do Natal; Mas acima de tudo, tinha a festa depois das novenas de Santo André!


Nossa! Quantas lembranças! Até trio elétrico já teve na Vila! Altas bandas de axé, de samba, pagode, arrocha. Paqueras, encontros, desencontros...


Será que a festa de Santo André estaria tomando o rumo errado? A grande atração era a festa depois da missa. Sem festa, dá ter a noção de quem realmente é devoto a Santo André. Poucos.


Acho que é também pelo crescimento das igrejas evangélicas. Será?!? Não tenho resposta. Apenas suposições.


Quem se arrisca a continuar a debater o tema?

Comentários

  1. Eu me arrisco!!! E digo que é um conjunto, mas principalmente a Tradição está se perdendo... Como vc msm disse, as festas apos as novenas levava muuuiita gente à Vila. E acredite, muitas aproveitavam 'as festas' pra dar uma subidinha antes e pegar nem q saiba, o resto da novena... (eu era uma delas) Sei q isso n justifica, mas me desanimei a subir vila, e assim q acabar a novena descer pra casa... nao queria ficar com essa imagem de Pouco-Cristã, mas é o meu sentimento... Sinto pelos donos de bar da Vila que nessa época, faziam seus 'caixas' para melhorias de seus estabelecimentos.. sem contar naqueles ambulantes que vendiam Bolas, Bonecos de Inflar, Cachorro-Quente, Tiro ao Alvo... ai ai... muitas lembranças msm...muitas saudades daquele tempo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário