Grupo Viapalco leva espetáculo Dia de Circo para o interior do estado



Entre os dias 04 de dezembro e 16 de janeiro, o grupo de teatro Viapalco realizou apresentações do espetáculo Dia de Circo nas cidades de Macaúbas e Jiquiriçá. O projeto, que conta com o patrocínio da SECULT, através do edital Jurema Pena 2009 de apoio a circulação de espetáculo de teatro no estado da Bahia, proporcionou ainda a realização da oficina “A Arte de Ser Palhaço”, ministrada por João Lima, e de uma parada de palhaços em cada cidade.

No próximo final de semana, o projeto será realizado na cidade de Ituberá. As apresentações serão realizadas em praça pública. O evento é gratuito e as inscrições para a oficina poderão ser realizadas por e-mail.

SOBRE O ESPETÁCULO:
DIA DE CIRCO narra a história de uma trupe que está em crise devido a falta de artistas para tocarem o espetáculo até que, ao passar por uma pacata cidade, se depara com duas crianças que sempre foram fascinadas pelo mundo do circo e acabam entrando na família circense.
DIA DE CIRCO pretende, através desta singela narrativa, trazer para o público de hoje uma amostra do encanto e magia de um evento circense do passado. Além de colocar no palco cenas como o cortejo de artistas que saem pela cidade anunciando a chegada do circo, a magia de uma lona sendo armada e os característicos vendedores de souvenir’s e guloseimas próprios desse ambiente, contará também com verdadeiros números circenses como acrobacia, performance de um mágico, números de palhaço e muito mais.

FICHA TÉCNICA:
Texto: João Lima e Elenco
Direção: João Lima
Iluminação: Bruno Luneli
Cenografia : Agamenon de Abreu
Figurino: Agamenon de Abreu
Elenco:
Ive Alencar, Fábio Neves, Nayara Homem, Daniel Rabelo, Júlia Barreto.

SOBRE O GRUPO:
O Viapalco é um grupo de teatro profissional, integrante da Cooperativa Baiana de Teatro, que iniciou suas atividades no ano de 1998 e desde então é dirigido por João Lima.
Desenvolver um trabalho de exploração e pesquisa de diversas técnicas e linguagens teatrais sempre foi a tônica do grupo desde a sua fundação, bem como a criação coletiva dos textos encenados.
Em conseqüência desse processo de trabalho, vários espetáculos foram criados. Dentre eles quatro permanecem no repertório do grupo: Meu Quintal, O Nariz do Poeta, Dia de Circo e O Circo de Um Só.
Como recompensa pela sua trajetória, o Viapalco conquistou o reconhecimento e a credibilidade junto ao mercado teatral Baiano e a oportunidade de participar de diversos projetos, eventos, mostras e festivais.
Além disso, conquistou o “Prêmio Braskem de Teatro – 2005”, na categoria Melhor Espetáculo Adulto pelo Júri Popular, com o espetáculo O Nariz do Poeta, e indicação para melhor infanto-juvenil em 2008 com espetáculo Dia de Circo. Em 2009 o O Nariz do Poeta foi indicado para melhor espetáculo, melhor direção e melhor atriz coadjuvante no FIT.

SERVIÇO:
“Dia de Circo”
Ituberá – 22/01/11, 18h e 23/01/11, 17h, na Praça Hildebrando de Araújo Góes
Gratuito
Classificação Livre

Oficina “A Arte de Ser Palhaço”
Com João Lima
Data: 22/01/11 – Sede do Flor do Serinhaém, Bairro da Prainha, Ituberá-BA
Horário: das 8 às 17h
Fechamento com a parada de palhaços pelas ruas da cidade
Gratuito

Inscrições: oficinas.viapalco@gmail.com (informar nome, sobrenome, idade e cidade).

Comentários