Tradicional festa em homenagem a São Brás é realizada na Lagoa Santa



Após nove noites de celebração religiosa, no dia 06 de fevereiro de 2011, a comunidade quilombola de Lagoa Santa, em Ituberá (BA), realizou a tradicional festa em homenagem ao seu padroeiro, o milagroso São Brás.
Na bela manhã de domingo, com muito sol e algumas pancadas de chuva, uma missa foi celebrada do lado de fora da igreja. O público contou com uma cobertura de toldos. O Padre Gere, pároco de Ituberá, juntamente com o convidado Padre Joelson, celebraram uma missa festiva.
No final da missa, aconteceu a tão esperada benção das águas. Para encerrar a parte religiosa, uma procissão foi feita as margens da Lagoa Santa, com as imagens de Nossa Senhora da Conceição e do milagroso São Brás. “Queremos agradecer aos Padres, ao pessoal da igreja que nos ajudou as nove noites e a prefeitura municipal por todo o apoio. Agradecemos também a todas as comunidades que vieram prestigiar a festa do nosso padroeiro. Que São Brás derrame suas bênçãos sobre todos vocês e que livrem de todo o mal da garganta. Que assim seja, Amém!”, disse Mestre Crsitóvão, morador da comunidade ao microfone.


Para ajudar os padres na celebração, Mestra Santilha e mais três jovens da comunidade (André Carlos, Luzimara dos Santos e Joelma Palma), puxavam os cânticos e liam mensagens para os fiéis.


Além das pessoas da Lagoa Santa e da vizinhança, a tradicional celebração recebeu fiéis, cidadãos e autoridades ituberaenses e até de outros municípios


Após a celebração religiosa, um mini-trio ao som do DJ Osmar agitou a galera presente.



Um pouco de história - Antigamente, o povoado localizado a 14 km do centro de Ituberá, era conhecido como Milagre de São Brás, por causa das promessas consagradas em sua misteriosa Lagoa, com suas águas milagrosas. Com o passar dos anos, a comunidade passou a ter uma devoção muito grande com a Lagoa, admirando-a e respeitando-a pela sua purificação, milagres alcançados, acontecimentos, revelações, vozes e respeito à água, vindo a se chamar Lagoa Santa. Para muitos moradores, a Lagoa deve ser bem cuidada e preservada, pois representa a sustentabilidade da comunidade, que utiliza-se dela para alimentação, banho, limpeza e a própra identidade cultural e histórica do lugar.

Comentários

  1. Nossa.... ainda nao conheço a Lagoa Santa... isso é um absurdo rsrs
    Achei que seria legal ter tido uma fotinha da Lagoa... rsrs
    E esse Dj Osmar.. tah em todas .. rsrsrs

    Viva a São Brás²

    ResponderExcluir

Postar um comentário