Tradicional Trezena a Santo Antônio de Maria Reis é realizada pela 50ª vez consecutiva em Ituberá



A Trezena a Santo Antônio de Lisboa é um encontro para orações, realizado por treze dias consecutivos é uma espécie de novena, que diferentemente da novena rezada em nove dias em homenagem ao Santo (por ser o dia treze o seu dia de festejo) é rezada em treze dias. A Trezena iniciada em Portugal foi levada pelos portugueses para outros países e antigas colônias. No Brasil a Trezena é realizada em vários estados, mas no estado da Bahia a tradição se mantém até os dias atuais.

Santo Antônio é conhecido como protetor dos pobres, e auxiliador na busca por objetos ou pessoas perdidas, além de ser amigo nas causas do coração.

Em Ituberá, a tradicional Trezena a Santo Antônio, é realizada por Dona Maria Reis, na Rua das Pedras, no Centro da cidade.


De acordo com Dona Maria Reis, tudo começou quando ela ainda era jovem, 16 anos, e Dona Julieta, a senhora que a criou, rezou três noites para Santo Antônio, para alcançar uma graça. O seu marido, Sr. Manoel, estava com uma eczema na perna que não curava e estavam de seis em seis meses indo ao Jorro, banhar-se em suas águas milagrosas, mas não estava conseguindo sucesso. Entretanto, Dona Julieta, não continuou as rezas. “Achei aquilo muito bonito. O encontro das pessoas de fé, o altar todo arrumado, as rezas, as cantorias. Ela parou de fazer a reza e eu, sem pedir nada a Santo Antônio, decidi continuar. Graças ao meu Santo Antônio, chegamos a 50ª Trezena consecutiva”, declarou Maria Reis.

No dia 12 de junho, a penúltima trezena, em uma noite chuvosa, mesmo sem fogueira. Aos poucos, as pessoas foram chegando, e a liturgia aconteceu. Tradicionalmente, na penúltima reza, na “noite dos namorados”, tem a coroação da Rainha do Milho, onde diversas crianças concorrem, vendendo votos aos familiares, amigos e no comércio da cidade. Os recursos são para ajudar nas despesas do evento. Neste ano de 2011, a Rainha do Milho foi a garota Laura, que vendeu 884 votos. A 1ª Princesa foi Letícia Mendes, com 700 votos. Tiveram ainda, outras quatro princesas. E, pelo segundo ano, teve também uma novidade, a coroação do Rei do Milho. Com 998 votos, Kaio César, foi coroado Rei do Milho. Em segundo lugar, com 418 votos, João Pedro foi eleito 1º Príncipe do Milho. Os outros 3 concorrentes a Rei do Milho, não compareceram, por não ter alcançado o primeiro lugar.
Eu e Nessa enfaixando e presenteando o 1o. Príncipe do Milho, meu filhote João Pedro!

Outra novidade este ano, foi a celebração de uma missa da igreja Católica. Toda terça-feira tem a Missa dos Pães e o Padre Jere, homenageou dona Maria Reis, celebrando a missa na Capela montada a céu aberto, por Dona Maria Reis. “Foi lindo! Mesmo depois das treze noites, eu ainda estava motivada e cantei, rezei com muita alegria. A rua ficou muito cheia, muitos pães foram doados, para os mais necessitados. Fechamos com chave de ouro este ano. Espero que ano que vem, aconteça tudo de novo!”, finaliza Maria Reis.

Viva a Santo Antônio!!!

Comentários