Escola de Instrução Militar é inaugurada em Igrapiúna

Igrapiúna tem primeira Escola de Instrução Militar da zona rural do Brasil.


No dia 12 de julho de 2011, fruto de um acordo de cooperação entre o Exército Brasileiro, Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Fundação Odebrecht e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Casa Jovem, foi inaugurada uma Escola de Instrução Militar (EsIM). A escola está situada na zona rural do município de Igrapiúna (322 km de Salvador), sendo a primeira EsIM sediada no Nordeste e a primeira em zona rural no Brasil.
A solenidade de inauguração da EsIM contou com a presença de diversas autoridades da região e com destaque para a participação do Comandante Militar do Nordeste, General-de-Exército Odilson Sampaio Benzi, o Comandante da 6ªRM, General-de-Divisão Marco Edson Gonçalves Dias e o presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht, Dr. Noberto Odebrecht.
Na oportunidade, Astor de Castro Pessoa e Francisco Nascimento, respectivamente presidente da OSCIP Casa Jovem e diretor do Colégio Estadual Casa Jovem, receberam o Secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, a Diretora da Direc-5, Flordolina Andrade, o prefeito de Igrapiúna, Edmundo Dócio, entre outras autoridades.

A EsIM é uma escola tem o objetivo de proporcionar a prestação do Serviço Militar aos estudantes do Ensino Médio, de maneira que estes possam cumprir sua obrigação constitucional sem abdicar da necessária dedicação ao vestibular.
Os alunos recebem instruções de manejo de armamento, treinamento físico militar, além de ordem unida, noções básicas de comunicações militares, marchas, higiene e primeiros socorros, utilização do terreno, orientação e vigilância.
A EsIM possibilita a difusão de valores como o civismo, a cidadania e o patriotismo no meio estudantil. Após a conclusão, os alunos realizam o Juramento à Bandeira e recebem o Certificado de Reservista e Diploma de Honra ao Mérito.
Com capacidade para atender a 50 estudantes com idade entre 17 e 22 anos, a escola já está atendendo a 28 alunos da Casa Jovem II. O curso tem duração de 200 horas, distribuídas ao longo de sete meses. No Brasil, só existem três Escolas de Instrução Militar - além da de Igrapiúna, em Porto Alegre (RS) e em Osasco (SP). A duas últimas em escola privada.
A iniciativa vem complementar o programa de educação do Colégio Casa Jovem II, uma referência de gestão escolar reconhecida nacionalmente, afirmou o secretário Osvaldo Barreto. Segundo ele, esse é um exemplo de parceria entre o governo, a iniciativa privada, organizações da sociedade e outras instituições públicas como o Exército, para o fortalecimento da escola pública.
O diretor da Casa Jovem II e da EsIN de Igrapiúna, Francisco Nascimento, disse que as famílias estão muito satisfeitas e os alunos com a autoestima mais elevada, por prestar o serviço militar dentro da própria comunidade. Também a escola reforça o sentimento de patriotismo.

Ação social - Dentre os trabalhos realizados na comunidade, os alunos estão atuando na campanha de combate à dengue, fazendo visitas domiciliares, alertando sobre os cuidados para combater a proliferação do mosquito, e entregando panfletos informativos. A Escola de Instrução Militar foi implantada no local para atender a uma reivindicação da própria comunidade escolar.
Soubemos da existência da EsIN e fomos visitar a unidade de São Paulo. Lá, vimos a importância do serviço para a formação cidadã dos estudantes, e solicitamos a implantação na nossa unidade, afirmou o diretor Francisco Nascimento. A meta do Exército é de levar uma unidade para cada estado. A Escola de Instrução Militar atende aos jovens dos municípios de Igrapiúna, Piraí do Norte e Ituberá. Os professores também fazem uma avaliação positiva. Eles percebem que os estudantes estão desenvolvendo melhor a concentração e tendo maior motivação para os estudos.

Em sua fala, o Diretor Francisco Nasdcimento convidou Flor (Direc-5), Pedro Paulo (Agir) e Edmundo (Pref. Igrapiúna) 

Momento dos alunos da EsIM com Dr. Norberto Odebrecht e oficiais do Exército. 

O Jovem aluno da Casa Jovem e da EsIM, Joemerson, ao lado da sua mãe D. Elza, suas três irmãs e sua avó, todos moradores do Assentamento da Mata do Sossego.


fonte:



Comentários