A luta de Frans Kracjberg

Exposição Grito! Ano Mundial da Árvore estará aberta a partir de quinta (6)  (Foto: Priscila Rodrigues)
Kracjberg mora em Nova Viçosa desde 1970
(Foto: Priscila Rodrigues - Site G1)



"Grito! Ano Mundial da Árvore" é o nome da exposição de Frans Kracjberg, inaugurada na capital baiana desde o dia 07 de abril de 2011, no Palacete das Artes Rodin Bahia.
A mostra espelha o espírito do artista polonês que desde da década de 1970 vive em Nova Viçosa, na Bahia. A exposição irá até este domingo (17/7) e tem entrada gratuita.
Em Grito! o público confere fotos, relevos e esculturas, além de quatro peças inéditas, produzidas em 2010. Ao todo serão 37 peças espalhadas pela Sala Contemporânea do Palacete.
"A natureza deu-me a força, devolveu-me o prazer de sentir, de pensar, de trabalhar, de sobreviver. Quando estou na natureza, eu penso a verdade, eu falo a verdade, eu me exijo verdadeiro”, declara Kracjberg.
Na varanda que dá acesso às salas internas da mostra estará Flor do Mangue, uma das peças mais conhecidas de Kracjberg. É uma escultura de grande porte, construída a partir de resíduos de árvores de manguezais destruídos pela especulação imobiliária. Em seguida, uma sequência de cinco obras maiores ocupam as laterais da sala principal.
“Diferente de outros artistas modernos, seduzidos por máquinas e tecnologias, ele quer a natureza. Este desejo não significa apenas encantamento, mas um compromisso vigoroso em sua vida. Estética e ética se confundem em Krajcberg, pois exprimem uma consciência revoltada, contraposta às inúmeras modalidades de agressão ao planeta”, afirma o secretário estadual da Cultura, Albino Rubim.
O artista assinou um termo de entrega de todas as suas obras aos baianos em 2010, que estarão no futuro Museu Ecológico Frans Krajcberg, projeto realizado em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Película
A avant-première do documentário “O Grito Kracjberg”, estréia na sexta-feira (8), às 20h, no Museu Geológico da Bahia, no bairro Corredor da Vitória, em Salvador. O longa-metragem homenageia os 90 anos do artista e ativista ambiental foi dirigido pela jornalista Renata Rocha.




Kracjberg sofre assalto em casa na Bahia e polícia prende três suspeitos
Mesmo com tanta dedicação a essa terra e a esse povo, Kracjberg, Artista plástico e ambientalista polonês que mora em Nova Viçosa, no Sul da Bahia, sofreu assalto em sua própria casa, na quinta-feira (14). A polícia foi avisada por vizinhança e já prendeu três suspeitos. Com eles a polícia recuperou uma televisão LCD 40, um aparelho DVD portátil, um receptor de antena parabólica, um aparelho de telefonia móvel, uma mala de viagem e uma máquina fotográfica.

Comentários