Coopecon completa 1 ano de contribuição para o fomento da atividade aquícola no Baixo Sul da Bahia


Família de Luzineide do Carmo, do Assentamento Maa do Sossego.


Fruto de mobilização social de piscicultores da zona rural, a Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon) busca contribuir para o desenvolvimento da atividade aquícola no Baixo Sul da Bahia, aliando inclusão social à geração de trabalho e renda.

Fundada em 14 de outubro de 2010, a cooperativa realizou um desejo antigo de alguns produtores de tilápia se congregarem, compreendendo que o trabalho conjunto deve ser prioridade.

Ligada ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), a Coopecon possui, atualmente, 37 cooperados, que trabalham com a produção de peixes em águas continentais, principalmente a tilápia e o pirarucu. “A Coopecon propõe oferecer um produto diferenciado certificado e rastreável, fornecido por aquicultores familiares que trabalham com esmero e dedicação. Pretendemos, assim, conquistar uma gama de clientes com o compromisso social de melhorar a qualidade de vida destas famílias”, afirma Marcel Santos, Superintendente da Cooperativa.

Por acreditar no potencial de desenvolvimento, diversos parceiros têm apoiado a iniciativa, tais como Ministério da Pesca e Aquicultura, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) - ligado ao Ministério da Integração Nacional, Banco do Brasil, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária do Estado de Rondônia, Fundação Odebrecht, AguaVale, Pratigi Alimentos, Restaurantes Baby Beef Bahia, Noronha Pescados, Qualimar Pescados, MaxCarnes, WDI, Exceler Pescados e Associação Guardiã da APA do Pratigi.


Principais resultados:
Aumento do número de cooperados de 22 (em 14/10/2010) para 37 (em 23/08/2011);
Início do cultivo experimental de Pirarucu em 04 Assentamentos;
220 toneladas de Tilápia produzidas em 2011 (até agosto/2011), com média de 900gr, gerando renda para 36 famílias (renda média R$ 892,00);
Participação no Congresso Mundial de Aquicultura (World Aquaculture Society) WAS 2011, juntamente com os parceiros Aguavale e Pratigi Alimentos, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, com destaque para participação de 04 Cooperados;
Participação da Coopecon no 2º Festival de Tilápia, promovido pela Abrasel e Bahia Pesca;
Participação no Festival da Sustentabilidade dos Restaurantes Baby Beef Bahia, dos 800 pratos vendidos, 450 foram de Tilápia.

Comentários