Exposição “Monsenhor Guilherme Schubert esteve aqui” acontece em Ituberá


Começou no dia 06, domingo, e vai até o dia 20 de novembro de 2011, a Exposição "Monsenhor Guilherme Schubert esteve aqui", na Sacristia da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Ituberá.
A mostra é resultado do trabalho de conclusão da Pós Graduação - Especialização em Arte e Patrimônio Cultural pela Faculdade São Bento da Bahia, realizada pelo ituberaense Josenildo Normandia, tendo como orientadora a Profa. Dra. Alícia Duhá Lose, e reúne recortes dos manuscritos do livro de tombo, depoimentos dos contemporâneos e conhecedores do contexto, imagens, simulações e um "chapeleiro" que pertenceu ao vigário. “Essa exposição é boa pelo conhecimento histórico da nossa Igreja, porque às vezes, nós deixamos se perder tudo aquilo que faz construir e aumentar a fé do povo. Poucas pessoas se interessam por isso. Como o Monsenhor Schubert participou da construção da torre da nossa Igreja Matriz, faz sentido lembrar tudo aquilo que ele viveu, construiu e passou em prol da nossa caminhada da fé da igreja. Faz sentido também, saber, conhecer e fazer ir avante essa história de fé do povo ituberaense”, afirmou Laurita Maria dos Santos, Catequista da Paróquia de Santo André, Ituberá-Bahia.
A Professora Rosineide da Conceição afirmou que essa exposição é um trabalho muito importante para a nossa cidade, pois, traz uma informação tanto para as gerações passadas quanto para a geração de agora. “Esse trabalho retrata uma passagem muito importante em nossa história e ajuda no resgate histórico, que contribui tanto para a educação quanto para o nosso legado cultural”.
Segundo José Joaquim Ferreira Neto, 11 anos, esse é um tipo de coisa que deveria acontecer mais em Ituberá. “Eu moro aqui na ladeira, passo todos os dias ao lado da igreja e nunca tinha parado para pensar como foi construída essa igreja e nem sabia que por aqui passou um Padre europeu e que se dedicou tanto para a nossa cidade. Muito importante saber de tudo isso. Josenildo está de parabéns por essa Exposição!”, declarou o jovem estudante. 
De acordo com Josenildo, há 70 anos Monsenhor Guilherme Schubert esteve aqui, e neste cenário principiou o seu legado sacerdotal, estendido entre os anos de 1941 a 1944, sendo marcada por manifestações de sensibilidade artística impulsionada pela fé. Em 1950, já morando no Rio de Janeiro, Naturalizou-se brasileiro, país onde exerceu as funções de jornalista, conferencista, historiador, teatrólogo, professor, pesquisador, crítico de arte, educador, artista plástico, projetista, publicista, poliglota, orador sacro, escritor, cantor, organista, pianista e compositor. “Consciente de que a passagem de Schubert contribuiu e corrobora para aproximar a comunidade de Ituberá aos contextos da preservação e fortalecimento do patrimônio cultural local é que vale todo o esforço para divulgar a gestão deste amigo da arte e da fé”, declarou Josenildo Normandia.




O Chapeleiro e alguns paineis da exposição.


Visitantes interagindo com Josenildo Normandia.

Mais visitantes apreciando a exposição e interagindo com o pós-graduando.


Comentários