Santo André é nosso - como o Serianhém e a Lagoa Santa.

É com imensa satisfação que compartilho este excelente texto, de autoria do meu amigo Josenildo Normandia, que versa sobre Santo André, de forma lúdica e reflexiva:


Sem desejar ser pretensioso em querer eleger à grosso modo a comunidade que Santo André, nosso padrinho para as coisas lá do céu, escolheria se, por acaso quisesse nos dar o ar da sua graça entre os seus fãs e seguidores, ele certamente escolheria morar aqui bem pertinho do mar, para não perder o costume da pescaria, profissão que lhe tornou conhecido e, como nas bandas cá, este pescador já tem em seu patrimônio: vila, barco, casas comerciais, propriedades rurais, escolas e uma população que anseia por fé.
Então, muitos motivos para construir junto com os seus uma comunidade de confiança, inclusiva e solidária conforme pregou o seu Mestre.
Ele sim, escolheria Ituberá...
Embora quando entrou na corporação de Cristo tenha ele decidido pescar almas ao invés de peixe, o Santo estaria muito preocupado nestes tempos de escassez de pescado e com isso o sustento destas populações ribeirinhas que dependem dessa produção para suas sobrevivências.
Não fique surpreso se, por acaso, vocês se deparassem com o padroeiro, o líder dos pescadores, e estivesse à frente da grande campanha de preservação das espécies marinhas para não faltar comida na mesa de ninguém, pois, mesmo sabendo do segredo da partilha quando ofereceu a Jesus um pão e dois peixes para repartir com aquela multidão, ainda assim daria uma mãozinha aos seus companheiros.
A aprendizagem com o Mestre deixou Santo André perito em propostas que apontem verdadeiramente o Reino de Deus.,São as políticas públicas em defesa da vida que estaria na agenda de militância do Santo, horas na colônia de pesca cobrando ações afirmativas para os pescadores e marisqueras, ora debatendo com o pessoal do  território da pesca, ou indo  ainda mais além, em busca da vida em plenitude, lutando por justiça social, educação, saúde, agricultura, cultura, meio ambiente e, com os demais setores da sociedade, conclamando a todos  para assumirem o compromisso de todos contribuírem para o desenvolvimento comunitário.
Se vocês acham que nosso padroeiro só estaria aqui militando, vocês estão redondamente enganados.
Ele também passaria horas e horas sentado com os seus companheiros de profissão na sombra da amendoeira da Barra do Serianhém. Lá, ele contaria Histórias de Nosso Senhor Jesus Cristo para todos, em forma de causos, cantorias e prosas.
Acabando a sua “contação”, daria oportunidade para Getúlio, Joel e os demais companheiros e companheiras para colocarem o seus pontos. Seria tanta troca de experiência do Santo com aqueles filhos e filhas do mar, que muitas coisas mudariam em suas vidas.
Já na Lagoa Santa, uma boa opção para ele seria participar do Terno de Reis dos Mestres Maurílio e Santa. Já podemos até ver Santo André, no meio daquele povão humilde “aqueles de quem ele mais gosta” de porta em porta. Come um bocadinho aqui, bebe um pouquinho acolá  e assim vai cumprindo a função e, de casa em casa a memória  do nascimento do seu Mestre que só havia conhecido trinta e três anos mais tarde.
Será sonho ou desejo, meu Santo, de te ter fisicamente pertinho do nosso lado?
Queremos de ter sempre nos apontando o Cordeiro de Deus, assim como tu fizeste no Batismo de Jesus.
Queremos sim, meu Santo, te ter por perto para que os pescadores e marisqueiras e os agricultores tenham suas vidas protagonizadas no contexto comunitário onde aprendemos a viver o Pentecostes.
Queremos de ter por perto Santo nosso, para quando novembro chegar, estarmos preparados para celebrar Nosso Senhor, que maravilhas fez e fará em nosso favor.
Queremos estar sempre por perto de ti, Santo André, para celebrar a nossa história que contigo chegou, mas, apesar de estarmos juntos a tanto tempo, ainda assim não somos ”uma pesca boa”.
Um pedido para que a cultura que se recria na vida do povo deste lugar fortaleça a nossa identidade e nossa fé e que, de lá das alturas, reze pelos nosso tropeços e desenganos.

Josenildo Normandia.

Comentários