Ituberá recebe mais uma vez o Festival Universo Paralello de braços abertos



Hoje, (27/12/2011), às 15h, marca o início da 11a. edição do Festival de Arte e Cultura Alternativa Universo Paralello, com a abertura da portaria e do camping.

Amanhã, começa o som!

O Chillout.PalcoParalello, às 10h. Up.Club , às 12h. Main Stage às 23h50. 303 Stage, à meia noite. 

E tem muito, muito mais...

Destaco a participação de Arnaldo Antunes, artista super renomado, no Chillout.PalcoParalello no dia 29/12/2011 e do DJ Osmar Pratigi, o primeiro DJ de Ituberá, que vai quebrar tudo na 303 Stage, no dia 03/01/2012 (confiram uma prévia do set: http://soundcloud.com/dj-osmar-pratigi).

Este ano, o Blog do Vange Medeiros estará presente, cobrindo o festival com uma equipe e se esforçaremos ao máximo para publicar novidades sobre o que anda rolando nas areias do Pratigi, aqui no Blog, com textos, imagens e sons, diariamente.

Aproveito para postar aqui, um texto escrito por Vanessa Medeiros e que publicamos na época no Jornal Valença Agora, sobre o UP#8. Vale à pena conferir!

Os anos se passaram mas o espírito continua o mesmo!

E como disse Vanessa no final deste texto: "A diversidade dos povos a musicalidade do som, a beleza do lugar, a magia do ambiente, a boa energia concentrada, a harmonia entre as pessoas e a natureza... fazem desse Festival, um Universo, que é Paralello à PAZ e a FELICIDADE."

Namastê!!!

Bom festival a todos!







"Ituberá recebe mais uma vez o Festival Universo Paralello de braços abertos

Fim de Ano é comemorado em grande estilo com gente de diversas partes do Brasil e do planeta, em Festival de Arte e Cultura Alternativa

Por Vanessa Medeiros


Há alguns anos, as pessoas acham que o Universo Paralello, que muitos desinformados chamam de “festa rave”, é uma festa onde só rola música eletrônica, pessoas irresponsáveis, muitas drogas, bebidas e sexo à vontade.

Mas, o UP (carinhosamente apelidado assim por seus freqüentadores e admiradores), vem se concretizando e dissipando essa idéia retrograda, mostrando que é um verdadeiro e legítimo Festival de Arte e Cultura Alternativa, e pouco tem a ver com essas populares festinhas rave. O UP já é considerado o maior festival de arte e cultura alternativa do mundo, considerando a quantidade de artistas, dias e público. Este festival divulga com muita criatividade e bom gosto, a paz, o amor, a união, o respeito e a liberdade de poder curtir, como e com quem quiser.

Em seu 5º ano festejado em praias baianas, mais precisamente na Praia de Pratigi, o Festival vem se fortalecendo, e cada vez mais, vem se consolidando como uma das festas mais importantes do calendário municipal e regional, sendo que este ano, teve até repercussão estadual, saindo uma notícia de uma página inteira no Jornal A Tarde (04/01/2008, página 08), com direito a chamada na capa. O festival aconteceu durante os dias 27/12/2007 a 03/01/2008, em uma fazenda, a 6km da chegada da Praia de Pratigi, município de Ituberá.

Em sua 8ª edição, a organização do UP re-organizou toda a sua estrutura, aumentou a quantidade de equipamentos, e, ofereceu cinco espaços voltados à música. Foram eles:

Pista Goa – Onde a idéia foi reproduzir de forma despretensiosa o ambiente, a musica e a atmosfera que rolavam em Goa, nos anos 80 e 90, e trazer ao público a matéria prima do Psytrance.

Palco Paralello – Neste palco se apresentaram bandas de várias cidades do Brasil e algumas internacionais, trazendo para o festival uma grande diversidade de cultura e diversos gêneros musicais, da Bossa Nova ao Reggae, muitos estilos passaram por esse palco.

Pista Alternativa – Denominado pela organização de “Puro Sangue Eletrônico”, essa pista trouxe sons de Minimal, House, Electro-House, Progressive Trance e Psytrance.

Chillout – Teve como nobre missão, estabelecer a Sintonia Fina do Festival. Nesse espaço, as pessoas aproveitavam para descansar, relaxar, bater um papo, ou apenas curtir às apresentações que eram totalmente voltadas à Musica Ambient.

Mainfloor – a pista principal, sem dúvida, foi o centro nervoso, o coração do Festival. Lá se apresentaram a nata mundial do PsyTrance, Dark e Progressive Trance.

Além dos espaços musicais, o festival teve também:

Zona Espetacular, com performances, teatro, circo, dança, malabares, pirografia, happening, improvisação, cultura tribal, arte popular, folclore, saraus, poesia, drums, Audiovisual Multimídia, Vjs, Shows e Rituais sagrados;

Tenda Multicultural, que continha a Galeria Paralella com exposições coletivas de artistas plásticos e a Zona Poliesportiva com informações e empréstimos de materiais esportivos;

Tela Paralella, onde rolou mostra de filmes longas, com gêneros variados que vão da comédia aos movimentos humanistas mundiais;

Área das Crianças, um espaço próprio para os pequenos e seus responsáveis aprenderem através de brincadeiras e atividades o quanto lúdico pode ser a vida;

Cozinha Comunitária, nesse espaço, quem quisesse poderia preparar sua própria refeição. A utilização foi comunitária e solidária, e era um ótimo espaço para fazer amizades. Aconteceram oficinas de culinária e nutrição.

Aldeia Ituberá, um novo espaço, com destaque para o patrimônio cultural da cidade, expondo uma vitrine das ações da cultura local através de saberes, sabores, ritmos, costumes e tradições do nosso povo.

É tanta coisa boa, que se não se organizar, num vê nem a metade das atrações.

De fato, o uso de substâncias psicoativas, lícitas e ilícitas é comum. Não dá pra ver as pessoas usando escancaradamente, mas existe. Entretanto, não devemos generalizar. Isso existe em qualquer lugar, em qualquer festa, com maior ou menor intensidade. Será que dá pra imaginar a quantidade de drogas usadas durante o carnaval em Salvador?

Enfim, o que torna o Festival um ambiente “aconchegante” é o respeito mútuo e a liberdade de ser você, sem medos, nem preconceitos. Lá, você pode sorrir, ou chorar, gritar ou falar baixinho, tirar a roupa ou vestir um moleton em pleno dia de sol escaldante. O máximo que vai acontecer, é alguém rir muito e achar que você é louco. Mas com certeza, se houver oportunidade, não deixará de fazer amizade, nem tão pouco, de ser educado e gentil com você.

A diversidade dos povos a musicalidade do som, a beleza do lugar, a magia do ambiente, a boa energia concentrada, a harmonia entre as pessoas e a natureza... fazem desse Festival, um Universo, que é Paralello à PAZ e a FELICIDADE.

E que venha 2008!!!"

Comentários

Postar um comentário