Parceria viabiliza doação de tilápia a moradores de Igrapiúna

É com muita alegria que compartilho aqui em meu Blog, uma notícia da Coopecon (Cooperativa de Aquicultores de Águas Continentais), instituição a qual presto serviços como Assessor de Comunicação.
Esta notícia foi publicada no site da Fundação Odebrecht (FO), ontem, 21/01/2012. A foto é de minha autoria e o texto também, porém, com adaptação da jornalista da FO, Carlene Fontoura.

Leiam e compartilhem. Boas ações devem ser compartilhadas!


Parceria viabiliza doação de tilápia a moradores de Igrapiúna

Integrantes da Associação da Guarda Municipal de Igrapiúna participam da primeira entrega de tilápias
Logo cedo, moradores do município de Igrapiúna (BA) foram chegando e se organizando em fila. Após confirmarem os seus nomes em uma lista, recebiam cerca de três quilos de tilápias, já prontas para consumo. A ação descrita acima foi realizada no dia 13 de janeiro e coordenada pelaCooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon) em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Fruto da participação da Coopecon no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a iniciativa beneficiou 600 famílias com a doação de 1760 kg de peixe. Ainda este ano estão previstas mais duas entregas para os meses de fevereiro e março.







O PAA homologou a adesão da Coopecon em 16 de dezembro de 2011 por meio da modalidade “Compra da Agricultura Familiar com Doação Simultânea”. Nesta categoria, a Cooperativa se compromete, no prazo de um ano, a entregar 6,3 toneladas de tilápias para a Conab. Esta, por usa vez, irá repassá-las aos beneficiários de duas instituições selecionadas pela Coopecon: a Associação da Guarda Municipal de Igrapiúna e a Associação dos Pequenos Agricultores de Laranjeira e Região. A escolha dessas associações obedeceu a critérios estabelecidos pela Conab, sendo que um deles se refere a estarem locadas no mesmo município dos produtores que irão fornecer as tilápias.

“Em nome dos nossos associados, agradecemos os esforços para nos fornecer um alimento de ótima qualidade”, declarou Zelito Moura dos Santos, presidente da Associação da Guarda Municipal de Igrapiúna. Já a moradora Luciene dos Santos, mãe de quatro filhos, expressou contentamento com a ação. “Muitos aqui precisam dessa ajuda, pois passam dificuldades para alimentar suas famílias”.

No mesmo dia, o caminhão com as tilápias chegou à comunidade quilombola de Laranjeiras, também localizada em Igrapiúna. “Fico feliz em ver tantas pessoas sendo beneficiadas pela atuação conjunta entre a Coopecon, a Conab e a nossa equipe. A união faz a força!”, declarou Martinho Conceição da Silva, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Laranjeira e Região.

Ação continuada
Voltado para o combate à fome, distribuição de renda e desenvolvimento do produtor familiar, o PAA vem sendo realizado na região do Baixo Sul da Bahia desde 2009 por meio de mobilização do Instituto Direito e Cidadania e do Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental do Pratigi. O Programa viabiliza a articulação entre a produção de agricultores organizados em cooperativas e as demandas locais de suplementação alimentar nutricional.

Comentários