Lenda da Estrela das Águas

Gosto muito de estórias, ditados populares, lendas...

Por serem carregadas de sabedoria popular, acredito que, com um mínimo de interpretação e reflexão, tem sempre algo a acrescentar.

Essa semana fiz essa foto abaixo, de uma flor da família das Ninféias e lembrei de uma lenda amazônica.


Por isso, resolvi compartilhar abaixo a Lenda da Índia Naiá, que foi transformada em uma Estrela das Águas.

"A índia Naiá, era apaixonada pela Lua - considerada um deus masculino, um jovem e bonito guerreiro - e não aceitava namorar os outros índios. Passava as noites correndo pelas matas, perseguindo o noivo celestial, e não havia poção milagrosa capaz de curá-la de tal obsessão.

Certa vez, estando à beira de uma lagoa, Naiá viu a imagem do seu amado refletida nas águas. Sem titubear nem um segundo, mergulhou ao seu encontro e morreu afogada. Sensibilizada com o fato, a Lua procurou compensar o sacrifício de Naiá, e transformou-a em uma estrela das águas, um verdadeiro poema de beleza e perfume. Depois disso, dilatou a palma de suas folhas, para que pudessem receber melhor os afagos de sua luz. E, para acolher os raios de luar - em verdade, os seus beijos apaixonados - a Lua fez com que as flores da vitória-régia abrissem somente à noite, exalando um aroma maravilhoso."

Nota: Na verdade, a flor da foto acima não é da Vitória régia. e, apesar de parecer, não é uma flor de lótus. Esta é uma flor da família das Ninféias, que se diferencia da vitória régia pela ausência de borda na folha, possui tamanho menor e suas flores alcançam maior altura em relação à superfície da água. São muito confundidas com a flor de lótus, pois existe uma espécie do gênero ninféia chamada ninféia-lótus. Todavia, a flor de lótus, flor sagrada para os orientais, pertence a outro gênero.

Mas ela é linda, não é!?

Comentários