19 de Abril, Dia do Índio

Será que eles tem algo para comemorar?
Atualmente, na mídia, o que vemos são os direitos destes povos serem constantemente cerceados.
Falta respeito dos ditos povos "civilizados".
É bem verdade, que, talvez até por influências dos "brancos", muitos índios não vivem mais em harmonia com a natureza. Algumas lideranças se corromperam e distorceram as suas tradições, costumes e as causas das suas reivindicações, são questionáveis.
Assunto polêmico, para refletir...


Na foto acima, eu com lideranças indígenas da tribo Pataxó Hã-Hã-Hãe, de Camamu, em um evento alusivo ao Dia do Índio, promovido pelo Ides, em 2009.

No dia 19 de Abril é comemorado o dia do Índio no Brasil. A data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas em 1943.


Origem do Dia do Índio

O dia 19 de abril é lembrado como dia do Índio, devido a um acontecimento ocorrido em 1949 no México, no qual diversas lideranças indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.


Preocupados que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos” no congressos os indígenas não compareceram nos primeiros dias do evento. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, que tem como objetivo principal cuidar dos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

Comemoração dia do Índio

No dia 19 de abril ocorrem em vários locais diversas atividades relacionadas a cultura indígena. Normalmente as escolas instruem os alunos a fazerem pesquisas ou recreações sobre o povo indígena.

Em 1.500 época em que os portugueses chegaram ao Brasil estimava-se que existiam cerca de 6 milhões de índios. De lá pra cá, com a matança, escravismo e catequização forçada, tivemos uma diminuição absurda da população indígena no Brasil.





Todos os homens devem ser respeitados em sua raça e por seus costumes e cultura






Aproveito para cmpartilhar um trecho de um texto publicado no site Brasil Escola (http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-internacional-dos-povos-indigenas.htm):

Não importa a região em que se encontram, o país, o estado ou a cidade, nem tampouco as tribos às quais pertencem. Os índios merecem respeito e dignidade.
Sabe-se que assim como outras etnias, devem ser considerados em seus valores, em seus costumes, em seus saberes e cultura. Diante disso, protegê-los contra a dominação de homens de outras progênies, contra a destruição dos seus meios naturais de sobrevivência, contra a falta de política que garantam sua educação, saúde e bem-estar é uma obrigação de todos, segundo a última Constituição do Brasil. Cumpra-se!

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


Comentários