Walmart Brasil comercializa tilápia produzida pela Coopecon


Com muita satisfação compartilho mais um excelente texto produzido pela jornalista Carlene Fontoura, integrante da equipe de comunicação da Fundação Odebrecht, com minhas informações e humildes contribuições.

foto: Vange Medeiros

Uma ação com estandes demonstrativos, amostras para degustação e distribuição de panfletos representa o passo inicial da parceria entre Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon) e Walmart Brasil para promover o filé de tilápia produzido por aquicultores do Baixo Sul da Bahia. Desde 19 de março, a campanha vem sendo realizada no supermercado Bompreço, rede que faz parte do Walmart, em duas filiais em Salvador (BA): Iguatemi e Litoral Norte. Cerca de 3,5 toneladas do peixe cultivado pelos associados da Coopecon estão disponíveis para venda. A previsão é de que a ação seja finalizada em 7 de abril.


A venda do filé está inserida no projeto Clube dos Produtores, que tem como objetivo proporcionar o acesso dos pequenos e médios produtores ao mercado de varejo, desenvolvendo fornecedores regionais com base no comércio justo. A iniciativa também contribui para a fixação dos agricultores em suas comunidades. “Trazendo o produto da Cooperativa para ser comercializado nas lojas, colaboramos com o maior desafio do pequeno produtor”, salienta Rádi Cavalcanti Batista, gerente de agronegócios do Walmart Brasil. “Nós vamos crescer ainda mais, pois estamos trabalhando para isso e nossa região tem muito potencial. Essa parceria é muito importante para ajudar a vender o nosso produto”, garante José Raimundo, Presidente do Conselho Administrativo da Coopecon.

A oficialização da parceria está prevista para o mês de maio, no supermercado Bompreço, no Iguatemi. Na ocasião, a Coopecon fará o lançamento do filé congelado de tilápia com embalagem própria e a entrega de 500 kg de mais uma espécie de peixe – pirarucu. Além disso, o Walmart irá assinar um protocolo de intenções com a Casa Familiar das Águas (CFA), se comprometendo a apoiar pesquisas para desenvolvimento de tilápias com características funcionais.

A CFA e a Coopecon são instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), fomentado pela Fundação Odebrecht. Por meio do Programa, formam a Aliança Cooperativa Estratégica da Aquicultura, um modelo que beneficia trabalhadores da zona rural e suas famílias por meio do incentivo ao comércio justo e formação de jovens empresários rurais.

Vendas
Elisabete Nery, moradora de Salvador, foi a primeira cliente a comprar o peixe. “Na minha casa, todo mundo gosta de tilápia. E acho melhor ainda assim, fresquinha”, declara. O cooperado Adenilton Pereira, que estava presente no local, se aproximou da cliente e se apresentou como um dos associados da Cooperativa, reforçando a qualidade do produto que tinha adquirido. “Cuidamos da tilápia com muita dedicação para chegar até os clientes. E nossa atividade está ligada a um projeto de inclusão social e de sustentabilidade, que gera renda para muitas famílias no Baixo Sul”, reforçou Adenilton.

Comentários