Mudar para perpetuar

Para leitura e reflexão, compartilho um excelente texto reproduzido do site: http://www.odebrechtonline.com.br/complementos/01401-01500/1425/


Norberto Odebrecht: "A mudança é a única certeza que temos"


Coincidência ou não, após a leitura da carta onde os Jovens do PDE declaravam “Descobri que mudamos todos os dias. [...] Nunca se sinta plenamente satisfeito. Nós só crescemos com o desafio”, Norberto Odebrecht, Fundador da Organização e idealizador de sua Tecnologia Empresarial, leu uma mensagem aos Empresários-Parceiros centrada na importância das mudanças.



Ele começou por uma análise da relação do homem com a mudança: “Mudar incomoda. No entanto, a mudança é a única certeza que temos. Inevitavelmente, temos de lidar com mudanças de toda ordem: ambientais, sociais, econômicas, políticas, tecnológicas etc”. Norberto Odebrecht explicou que, para agir em harmonia com essa “imutável lei da natureza”, deixar de ser mero paciente das mudanças e tornar-se seu agente, é preciso criar uma visão de futuro e colocar o presente a seu serviço, identificando as tendências e os cenários existentes ou desejados.

No entanto, o mal-estar com a mudança atinge a todos: “Não é a criatividade que anda escassa. A verdade é que a maioria das empresas, acomodada numa estabilidade aparente, não está disposta a experimentar, a correr riscos! Mudar é uma tarefa árdua que compensa”, constatou o Presidente de Honra da Odebrecht S.A., que exortou a todos: "Temos de ser maestros da mudança”.


“O Líder Autêntico promove o desenvolvimento de seus Liderados, com sabedoria e conhecimento, coordenando, integrando e gerando mais e melhores resultados. Ele descobre para onde a energia e a motivação querem fluir, e, a partir disso, faz algo novo acontecer.”

Norberto Odebrecht

Comentários