Dia Internacional do Cooperativismo


ACI divulga mensagem oficial sobre o Dia Internacional do Cooperativismo
06/07/2012 00:00
Em razão do Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado mundialmente a cada primeiro sábado do mês de julho (que neste ano será no próximo dia 7), a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) divulgou, nesta sexta-feira, mensagem oficial destacando a importância da data como reconhecimento da força do movimento cooperativista por todo o planeta.
O texto traz um breve relato, também, dos produtos e serviços desenvolvidos pela entidade para comemorar a data.

A ACI é o órgão máximo de representação dos interesses cooperativistas no mundo. Criada em 1895, coopera com organizações governamentais e não governamentais para promover o desenvolvimento do cooperativismo. Perante os países, defende um marco legal que reconheça as necessidades únicas e especificidades das cooperativas para um crescimento sócio-econômico harmonioso, e entre seus membros, fomenta a intercooperação.

Vejam abaixo a mensagem da ACI:

Mensagem da Aliança Cooperativa Internacional para o 90º Dia Internacional das Cooperativas

No próximo dia 7 de julho de 2012, será comemorado o nonagésimo Dia Internacional das
Cooperativas da ACI e o décimo oitavo Dia Internacional das Cooperativas declarado pela ONU.

O Dia Internacional das Cooperativas da ACI é um dia de singular importância em 2012, consagrado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas. Para estar em consonância com esta ocasião particular, o tema do Ano Internacional, “empresas cooperativas constroem um mundo melhor“, será mantido para este Dia Internacional.

O Ano Internacional das Cooperativas é uma oportunidade excepcional para contar a um público maior a história do cooperativismo. Não nos limitamos aos êxitos do passado, às pessoas que se uniram em tempos econômicos difíceis para multiplicar exponencialmente seus recursos, seu acesso aos mercados e reestabelecer o equilíbrio nas negociações de preços. A resiliência e a estabilidade do modelo cooperativo é uma mensagem que tem conservado sua relevância nos dias atuais.

As cooperativas são a chave para o caminho que deveria seguir a economia neste século XXI, dado que nos últimos anos, o mundo demonstrou  o quanto é essencial uma economia diversificada globalmente.

A magnitude das sociedades cooperativas é tal que o setor  pode contribuir de maneira mais significativa para essa diversificação. Atualmente, o Relatório Global 300, produzido e publicado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), demonstra que as 300 maiores cooperativas do mundo têm um volume de negócios consolidado de US$ 1,6 trilhão, equivalente ao PIB de alguns grandes países. Além disto, as cooperativas geram 100 milhões de empregos no mundo.

No Brasil, Rússia, Índia e África, 15% da população são sócios de uma cooperativa, enquanto que apenas 4% são acionistas de empresas de capital.

No Quênia, as cooperativas representam 45% do PIB; na Nova Zelândia, 22%; nos Estados Unidos, 30 mil cooperativas empregam 2 milhões de pessoas.

Ressalte-se também que as mais importantes cooperativas aparecem regularmente entre as “100 melhores empresas para trabalhar” (Best Place to Work), ou seja, na lista dos 100 melhores empregadores, publicada pela revista Fortune.

As cooperativas são empresas baseadas em valores,  com um modelo de governança participativa. E, em virtude do compromisso assumido por seus integrantes, as cooperativas refletem os valores de sua comunidade. Desde o início, se preocupam com a produção de bens e serviços. O compromisso com a sustentabilidade é um dos sete Princípios reconhecidos pelos membros da ACI em 100 países. Tais princípios convergem para a definição do que é ser uma cooperativa.

Estes princípios – equidade, participação, sustentabilidade – se unem para que as cooperativas se transformem em locais de trabalho decente, empresas dinâmicas e exitosas. Em cada setor, desde a agricultura, a pesca, a silvicultura até os bancos cooperativos e as cooperativas de crédito; desde a habitação e saúde até as mutuais e cooperativas de seguro; e mais ainda nas cooperativas de trabalho, as cooperativas possuem maior confiança entre seus consumidores e uma maior capacidade de sobrevivência que as demais formas societárias existentes. As cooperativas constroem um mundo melhor.

A ACI foi fundada em 1895, para fomentar o modelo cooperativista. Coopera com organizações governamentais e  não  governamentais para promover o desenvolvimento do cooperativismo. Perante os países, defende um marco  legal  que reconheça as necessidades únicas e especificidades das cooperativas para  um crescimento  sócio-econômico harmonioso, e entre seus membros, fomenta a intercooperação.

A ACI  conclama os cooperativistas  de todo o mundo a  aproveitar  este Dia Internacional do
Cooperativismo  – comemorado em um ano que honra especialmente as cooperativas  – para
relatar suas histórias de cooperação, que estão disponíveis no portal www.stories.coop.
Para a celebração deste Dia Internacional do Cooperativismo, a ACI publicou uma série de livros digitais em cooperação com Global Hews Hub para mostrar como as cooperativas “constroem um mundo melhor”. Estes e-books  serão publicados  próximos ao evento virtual  Cooperativas Unidas (Co-operatives United), de encerramento deste Ano Internacional das Cooperativas, realizado em Manchester, na Inglaterra, em outubro de 2012.

Fonte: ACI

Comentários