Anderson Talisca, mais um craque baiano no mundo da bola


Do Bahia para o Mundo, Talisca é destaque na mídia internacional. (Foto: Divulgação)

Anderson Souza Conceição, mais conhecido como Anderson Talisca, nasceu no dia 1 de fevereiro de 1994, em Feira de Santana, Bahia. Formado nas categorias de base do Esporte Clube Bahia, onde foi revelado. Em 2014, ajudou o Bahia conquistar o título estadual pela 45ª vez. Foi eleito o "Craque do Campeonato Baiano 2014" e se destacou no primeiro turno do campeonato Brasileiro. Atualmente, jogando pelo Benfica, Talisca é o artilheiro do Campeonato Português com oito gols, e foi eleito destaque do torneio em agosto e setembro.


Anderson Talisca, Pesa 72 kg e tem 1,88 m de altura. Chegou oficialmente nas categorias de base do Bahia em 2009. Talisca fez sua estréia como profissional com apenas 18 anos. Marcou seu primeiro gol no Brasileirão na partida contra o São Paulo, no Estádio do Morumbi, onde o jogo terminaria em 2 x 1 pra o Tricolor de Aço.
Em 2014, Talisca desempenhou um futebol acima da média, sendo destaque não só na mídia baiana, como também na mídia nacional. Talisca se tornou referência para cobranças de falta, e chutes de fora da área. Foi eleito craque do Campeonato Baiano 2014, torneio que o Bahia sagrou-se campeão pela 45ª vez. Nele, Talisca se firmou como craque do time ao ser decisivo em jogos como o triunfo de virada contra o Vitória da Conquista, na cidade homônima, com 2 belos gols de falta, e também os dois jogos finais do torneio, onde ele fez um dos gols do triunfo na Arena Fonte Nova, e fez grande exibição no segundo jogo, garantindo o título ao Bahia.
No Campeonato Brasileiro de 2014, Anderson Talisca começou bem. Até a pausa para a Copa do Mundo, ele foi o jogador que mais finalizou a gol no torneio. Marcou gols importantes, como o de empate, de falta, contra o Flamengo, nos acréscimos. Com esse grande futebol, e o Bahia cada vez mais evidente na mídia nacional e internacional, Talisca despertou o interesse de clubes europeus, como a Udinese, da Itália, Standard Liège, da Bélgica, e Arsenal, da Inglaterra. Não ia demorar muito: Talisca definitivamente ia deixar o Bahia.


Com pouco de mais de 3 meses na Europa, o talentoso jogador baiano, não precisou de muito tempo para adaptação.
Já é um Herói para a torcida do Benfica.

Benfica - Em julho de 2014, Anderson foi vendido para ao Benfica, de Portugal, o vencedor da disputa pelo atleta, desembolsando o valor de 4 milhões de euros, cerca de R$ 12 milhões. Em 18 de julho de 2014, Talisca marcou seu primeiro gol pelo Benfica em sua estréia jogo válido pela semi-final da Taça de Honra (1 -0) contra Estoril. Na final, contra o Sporting, a equipe de Talisca perdeu por 1x0. O jogador recebeu o prêmio de melhor jogador do torneio.
No dia 12 de setembro de 2014, Talisca marcou 3 gols contra o Vitória de Setúbal, o jogo terminou 5 a 0 para o Benfica. Em 27 de setembro de 2014, Talisca fez 2 gols contra o Estoril Praia, o jogo terminou 3-2 para o Benfica sendo o primeiro um golaço a lá Diego Maradona, Talisca pega a bola no meio-campo se livra de quatro adversários e toca na saída do goleiro. Em 5 de Outubro, dia do 114º aniversário da implantação da Republica em Portugal, Talisca voltou a marcar 1 gol importante, marcando o 1º gol de 4 com que o Benfica ganhou ao Arouca por 4-0, na 7ª rodada do Campeonato Português.
Recentemente, Anderson Talisca recebeu, pela segunda vez seguida, o prêmio de melhor jogador do mês do Campeonato Português e é hoje o artilheiro da campeonato, com 8 gols, em 12 partidas disputadas.



Foto: Divulgação / Nike.

Garoto propaganda do Bahia em campanha de lançamento de novo uniforme da marca Nike, em homenagem a Seleção Brasileira de Futebol.
Se Talisca tiver "cabeça no lugar" e cuidar da saúde, terá lugar garantido na Seleção por um bom tempo.
Rumo a muitos gols e títulos!!!

Seleção Brasileira - Anderson Talisca atuou no campeonato Torneio Internacional de Toulon de 2013, sendo campeão com a Seleção Brasileira Sub-20.
Em 18 de setembro de 2014 Talisca foi convocado para dois amistosos da Seleção Brasileira sub-21, um no dia 10 de outubro contra o Seleção Boliviana, na Arena Pantanal em Cuiabá e o outro no dia 13 contra a Seleção dos Estados Unidos na Arena Mané Garrincha em Brasília, preparação visando as Olimpíadas de 2016.
Mesmo não mostrando o seu melhor futebol, foi importante, convenceu e garantiu o seu lugar. No dia 23 de outubro Anderson Taslica foi chamado para disputar Torneio da Wuhan, na China, de 14 a 18 de novembro.

Fonte: Com informações do site Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anderson_Talisca) e adaptações/atualizações de Vange Medeiros.


----


Confira algumas notícias (resumos abaixo), com destaque para as recentes conquistas do baiano bom de bola, Anderson Talisca:


Pela segunda vez seguida, Talisca é eleito o jogador do mês em Portugal
Site: Globo Esporte

Artilheiro do Campeonato Português com oito gols, baiano é o destaque do líder Benfica. Ele foi eleito destaque do torneio em agosto e setembro


Nem mesmo Talisca acreditava em um início tão bom em Portugal. Contratado pelo Benfica em julho, a então promessa do Bahia desembarcou em Lisboa e assumiu papel de protagonista. Aos 20 anos, o baiano recebeu nesta sexta-feira, pela segunda vez seguida, o prêmio de melhor jogador do mês do Campeonato Português. Destaque em agosto, ele recebeu o troféu, antes da vitória sobre o Rio Ave, pelo desempenho em setembro.
A fase é excelente. Com oito gols, Talisca lidera a artilharia de forma isolada a artilharia do campeonato. O brasileiro tem mais gols, por exemplo, do que oito equipes do Campeonato Português e foi responsável por quase 40% dos gols dos Encarnados no torneio.


Publicado em 01/11/2014, 00:11 /Atualizado em 01/11/2014, 00:42 - por Gustavo Hofman

Neymar está arrebentando no Barcelona. Lucas vive grande momento no Paris Saint-Germain. Willian cada vez mais ganha destaque no Chelsea. Roberto Firmino se destaca na Bundesliga no pequeno Hoffenheim. Todos passam por um ótimo momento, mas ninguém nascido no Brasil e que joga futebol profissionalmente tem brilhado no Velho Continente como Anderson Talisca.
Há cerca de dois anos, em um Bate Bola, Cristóvão Borges era o convidado. O treinador estava no comando do Bahia, e um jovem esguio começava a se destacar. Dias antes, eu trabalhara em um jogo São Paulo x Bahia no Morumbi, onde o garoto sobrou em campo.
Talento a gente percebe logo de cara. No futebol, quando você diz que alguém é diferente, é porque o citado é bem acima da média. Fora do ar, nos bastidores do programa, conversei muito com o Cristóvão, de quem sou fã. Comentei com ele minhas impressões sobre o Talisca, disse que era diferente um jogador diferente. "Sim, ele é muito diferente", respondeu. "Precisa cuidar da cabeça", completou.
Alto e habilidoso, Anderson Talisca, 20 anos, consegue reunir força física, habilidade e visão de jogo e é capaz de atuar em todas funções do meio-campo. Combinação rara que o fez se adaptar rapidamente ao futebol europeu, para onde foi por 4 milhões de euros, na maior transação da história do Bahia.
(...)
Além disso, há alguns meses defendo a convocação de Anderson Talisca para a Seleção Brasileira. Há alguns dias, ele finalmente foi lembrado por Gallo para o time sub-21. Já é o primeiro passo para o atleta nascido em Feira de Santana que não tem dois anos como jogador profissional, mas cresce vertiginosamente na carreira, com velocidade que muitas vezes ele não parece ter e mesmo assim deixa seus marcadores para trás.


Do UOL, em São Paulo 31/10/2014 19h53

O brasileiro Anderson Talisca está fazendo muito sucesso na Europa. Jogando pelo Benfica, o atacante marcou um lindo gol nesta sexta-feira (31), em jogo contra o Rio Ave, pelo Campeonato Português.
Talisca recebeu fora da área e arriscou uma bomba certeira aos 15 minutos de jogo. O gol desta sexta foi o único da partida, vencida pelo Benfica por 1 a 0.
Talisca vem sendo muito elogiado pela imprensa europeia por conta de suas boas atuações pelo clube português. O ex-jogador do Bahia é o artilheiro do Campeonato Português com 8 gols marcados.
O Benfica é líder do Português com 22 pontos conquistados.
O próximo desafio do brasileiro é na terça-feira, quando o time volta a campo pela Liga dos Campeões, contra o Monaco.

Site: torcidabahia.com

Na tarde desta sexta-feira, o Benfica se garantiu na liderança do Campeonato Português. A representação encarnada recebeu o Rio Ave, no Estádio da Luz, em partida válida pela nona rodada, e triunfou por 1 a 0. O gol mandante foi anotado pelo meia brasileiro Anderson Talisca, artilheiro do torneio, com oito tentos, aos 15 minutos do segundo tempo.
Com o importante resultado, a equipe lisboeta chega aos 22 pontos e abre quatro unidades de vantagem sobre o Porto, vice-líder, não podendo ser alcançada na ocasião. Por sua vez, os vilacondenses seguem com 11 somados e devem perder o nono posto ao final dos compromissos.
A formação vitoriosa, configurada no esquema 4-4-2, teve Júlio César; Maxi Pereira, Luisão, López e Almeida; Enzo Pérez, Samaris (Nico Gaitán), Sálvio e Anderson Talisca; Lima (Pizzi) e Jonas (Derley). Os superados atuaram com Cássio; Lopes, Gouano, Marcelo e Pinto; Tarantini, Wakaso (Vilas Boas) e Lopes; Ukra, Del Valle (Zeegelaar) e Gonçalves (Mahgoub).




Comentários