Biribiri, bilimbi ou limão-caiena

Cacho de Biribiri. Foto: Vange Medeiros
(foto de 07/11/2014, Ituberá-Bahia-Brasil)


O Averrhoa bilimbi (nome científico), conhecido popularmente no Brasil como bilimbi, bilimbim, bilimbino, caramboleira-amarela, limão-de-caiena, groselheira, azedinha, limão-japonês, entre outros, é uma planta tropical da família Oxalidaceae (da família das carambolas).
Aqui em Ituberá (e na Bahia), é conhecida como biribiri.
Bastante utilizado na culinária, serve para sucos, saladas e para temperar pratos com peixes e crustáceos. Pode ainda ser utilizado com substituto do limão ou ser comido como tira-gosto, cortado em rodelas e adicionando-lhe sal.
A cultura popular acredita que essa frutinha é “antidiabética” e que ajuda a queimar calorias!
Um estudo do extrato da fruta mostrou que ela é capaz de diminuir em 50% as taxas de glicose do sangue, assim como diminuir os triglicerídeos em 130%, além da sua alta concentração de vitamina C.
O biribiri combinado com algumas folhinhas de hortelã se transforma num delicioso e refrescante suco!

Origem
O bilimbi é originário do Sudeste da Ásia e foi introduzido no Brasil pela Amazônia através de Caiena, na Guiana Francesa. Por isso, o nome limão-de-caiena.

O Fruto
Na verdade, os frutos são bagas elipsoides, com de cinco a oito centímetros de comprimento e de dois a quatro centímetros de diâmetro. Nascem agrupados no tronco e ramos lenhosos da planta, com aproximadamente dez sementes de cor marrom e polpa verde-clara.
Frutos verdes contêm um alto teor de ácido oxálico. Quando amadurecem, há uma redução desse ácido e um aumento de vitamina C, que passa de 20,82 para cerca de 60,65 miligramas por cem gramas de polpa.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bilimbi
http://1001especiarias.blogspot.com.br/2013/04/biribiri-bilimbi-ou-limao-caiena-o.html
Edição: Vange Medeiros.

Comentários