Prefeitura de Ituberá e OCT juntos pela Sustentabilidade


Prefeitura de Ituberá e OCT juntos pela Sustentabilidade
Parceria de grande importância para o desenvolvimento sustentável de áreas rurais, começando com a conservação do recurso que é indispensável à manutenção da vida, a água. 



 Volney, Rogério, Adriana, Renan e Daniella (da esq. para a dir.)


No dia 22 de outubro de 2014 foi celebrado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Organização de Conservação de Terras do Baixo Sul (OCT) e a Prefeitura de Ituberá, que tem como objeto a conjugação de esforços entre as partes, para implantação de um projeto governamental para a conservação de importantes fragmentos da mata atlântica e restauração de áreas degradadas no município, por meio da criação de incentivos econômicos para gerações de serviços ambientais. Estiveram presentes Volney Fernandes (Diretor Executivo da OCT), Renan Kamimura (Líder de Conservação Ambiental), Rogério Ribeiro (Coordenador do Projeto Produtor de Água Pratigi), Daniella Magalhães (Secretária do Meio Ambiente de Ituberá) e Adriana Neri (Técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Ituberá).



Secretária Daniella Magalhães, na Câmara de Vereadores defendendo, com muita propriedade, o nosso patrimônio ambiental.

O Município de Ituberá é o pioneiro no estado da Bahia a aprovar a Lei de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), iniciativa que busca incentivar ao produtor rural a manter áreas conservadas e protegidas.
No dia 23 de outubro, a Secretária do Meio Ambiente apresentou e defendeu na Câmara de Vereadores a Lei de PSA, que na oportunidade foi bastante elogiada e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes.
O grande foco desta iniciativa é a preservação da água, fazendo honra ao título 'Capital das Águas' atribuída à nossa cidade, que tem parte do seu potencial hídrico comprometido devido às intervenções humanas.
Além de todos os benefícios ambientais, esta lei é uma mola mestra para o desenvolvimento do capital humano, social e econômico no nosso município e é através dela que será possível alavancar o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que mensura critérios como educação, saúde, emprego e renda, e baliza políticas públicas nacionais. "Nós estamos construindo o desenvolvimento do município em bases sólidas, com políticas públicas que ultrapassam os quatro anos de gestão, ações que só trazem benefícios para a população Ituberaense", comemora a Secretária do Meio Ambiente, Daniella Magalhães.



Vange e Daniella na reunião com equipe da OCT, na Serra da Papuã (Ibirapitanga-Bahia).


Após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e da aprovação da Lei de Pagamento por Serviços Ambientais na Câmara de Vereadores, a Secretária do Meio Ambiente Daniella Magalhães e o Assessor do Gabinete da Prefeita Vange Medeiros, participaram nos dias 28 e 29 de outubro, de um encontro na Serra da Papuã, com o objetivo de estreitar laços e definir os próximos passos da parceria entre a Prefeitura de Ituberá e a OCT. 
Na pauta, foram apresentados projetos, programas e estratégias de atuação da OCT, seguido de visitas em propriedades rurais na região do Lago Antônio Rocha e Juliana (Piraí do Norte) que praticam algumas experiências exitosas de restauração de áreas degradadas, recuperação de nascentes, plantios em sistema agroflorestal (SAF) utilizando adubo orgânico (biocalda), silvicultura, entre outros.


Vange, Daniella e o orgulhoso defensor da natureza, Sr. Branco.


O Agricultor sustentável, Sr, Jairo, mostrando a biocalda.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ituberá (página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituraDeItubera), com adaptações de Vange Medeiros.

Comentários