Ituberá realiza primeiras Oficinas para construção do Plano Municipal de Saneamento Básico

Daniella Magalhães (de pé), Secretária do Meio Ambiente de Ituberá, na abertura da 1ª Oficina.


A Secretaria do Meio Ambiente de Ituberá realizou nos dias 01 e 02 de dezembro, Oficinas para a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), importante instrumento de planejamento municipal construído de forma participativa, que tem o objetivo de assegurar o acesso do município aos recursos para melhoria dos quatro componentes do saneamento básico (água, esgoto, lixo e drenagem da água da chuva). Na ocasião, representantes das zonas urbana e rural, respectivamente, se reuniram para construir o diagnóstico e o prognóstico, sinalizando os problemas de suas localidades e as devidas sugestões de solução, indicados pela própria população.

A participação efetiva da população é de fundamental importância para a construção do PMSB, uma vez que este plano será analisado e transformado em Lei Municipal, efetivando uma vital política pública, que contemplará um horizonte de 20 anos (com revisões de 4 em 4 anos) para captação de recursos do Governo Federal, visando a melhoria das condições de saneamento básico, que tem impactos diretos na promoção da saúde e qualidade de vida de todos. A execução do Plano Municipal de Saneamento Básico conta com a parceria da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (CIAPRA) e empresa executora vencedora de licitação PRONENG.
Próxima reunião será no dia 11/12/2014 (quinta-feira), com representantes do Setor C, incluindo as comunidades da Barra de Serinhaém, Rio do Campo e Praia de Pratigi. Contribua, discuta, opine. Você merece uma cidade cada vez melhor!
















Fonte: Página da Prefeitura de Ituberá no Facebook https://www.facebook.com/media/set/?set=a.416073628542482.1073742088.181171462032701&type=1

Comentários