Alunos do CRAS de Ituberá conquistam vagas no Campeonato Brasileiro de Judô

Felipe, Sensei Zezinho, Débora, Marco Antônio e Dara, Ituberá se orgulha muito de Voces!

Nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2015, aconteceu no Centro Pan-Americano de Judô, localizado na Praia de Ipitanga, no município de Lauro de Freitas (Bahia), o Campeonato Brasileiro de Judô - Região 3 (incluindo os estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo), envolvendo 400 judocas, disputando vaga para o Brasileirão de Judô, que será realizado em Recife, nos dias 16 e 17 de maio.

A Bahia, com presença em 27 finais, conquistou 8 medalhas de ouro e também classificou os outros 19 medalhistas de prata. Destaque para os judocas ituberaenses, que participam de aulas de Judô com o professor Zezinho Santos, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma das ações da Secretaria do Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ituberá, “Governo Um Novo Tempo, Um Novo Rumo”, em parceria com o Governo Federal.

Dos 4 representantes de Ituberá presentes na etapa, 3 conseguiram vaga no Campeonato Brasileiro de Judô. Débora Eloi conquistou a inédita medalha de ouro para a Academia Anjus e para Ituberá, na categoria Ligeiro (-31kg) SUB-13. Filipe dos Santos, na categoria Super Ligeiro (‐28kg) e Marco Antonio na categoria Ligeiro (‐31kg), conquistaram medalhas de prata, ambos no SUB-13 e também conquistaram vaga para o Brasileirão. A judoca Dara Sena também representou Ituberá e o estado da Bahia, na categoria Sub-21, lutou muito bem com fortíssimas adversárias de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e conquistou a medalha de bronze.

Com cerca de 100 mil praticantes no estado - sendo 24 mil cadastrados junto à Federação Baiana de Judô (Febaju) -, a milenar modalidade criada pelos japoneses deverá ser, até 2020, o segundo esporte mais praticado na Bahia, como afirmou o presidente da entidade, Marcelo Ornelas. O dirigente, que aposta na presença de atletas baianos na Olimpíada de 2020, em Tóquio, no Japão. “Certamente a nova geração de judocas baianos terá melhores condições de brigar por uma vaga na seleção principal no próximo ciclo olímpico”, projeta Marcelo Ornelas.

Foi um dia de muita emoção e alegria, de acordo com o Sensei Zezinho Santos. “Débora se consagra a primeira atleta associada da Anju's Agremiação de Judô, representando o município de Ituberá e toda a região do Baixo Sul da Bahia, a conquistar o título de Campeã Brasileira Regional. Todos os nossos atletas estão de Parabéns. São todos vencedores! Foram muitos treinos, choros, broncas, correções e claro muito mimo e carinho. Afinal tudo valeu a pena. Meus agradecimentos a todo apoio dado pela Prefeitura de Ituberá, em nome da prefeita Iramar Costa, da Secretária do Desenvolvimento Social Fernanda Lemos e da Coordenadora do CRAS Bartira Malaquias”, comemorou o Sensei Zezinho.


Para saber mais sobre o CRAS:
O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF.

Comentários