Ituberá História, Cultura e Turismo




Ituberá, que na língua indígena Tupi significa “cachoeira reluzente”, tem origem numa aldeia indígena e junto com os jesuítas que chegaram, foi elevada a vila em 1758 com o nome de Santarém. Em 14 de agosto de 1909 foi elevada a cidade, passando a chamar-se Serinhaém em 1943 e Ituberá em 1944.



O Porto de Ituberá, muito conhecido pela segurança de suas enseadas, era parada obrigatória de embarcações que traziam mercadorias para o interior e carregavam produtos agrícolas (principalmente madeira, mandioca e cana de açúcar), destinados a Salvador e a Europa, desde o século XVI.

Além dos índios e portugueses, primeiros a chegar, Ituberá tem forte influência africana em sua cultura, visto que a região tinha muitas fazendas com negros escravizados, que com o tempo lutaram e conquistaram sua liberdade.

Contribuíram também com o desenvolvimento da cidade imigrantes árabes, italianos, alemães, japoneses, irlandeses, entre outros.


Localização

Localizada na região do Baixo Sul da Bahia, Ituberá está situada a 162 Km de Salvador (Via Ferry Boat e BA-001) ou a 348 km (Via BR-101/BR-324 e BA-001).

Ituberá limita-se ao norte com Nilo Peçanha, ao sul com Igrapiúna, a oeste com Piraí do Norte e a leste com o Oceano Atlântico.

Coordenadas geográficas (GPS) 13° 43' 55" S 39° 08' 56" O


Turismo 

Cercada de florestas de Mata Atlântica, com muitas opções de cachoeiras, balneários e praias, Ituberá tem alguns dos mais belos cenários da Costa do Dendê (como é conhecida turisticamente a parte litorânea da região do Baixo Sul da Bahia).
Ituberá é bem servida em seu comércio e serviços, com bons hotéis, pousadas, restaurantes, supermercados, farmácias, lojas de roupas e materiais esportivos. Serviços de Internet, transportes de barcos, lanchas, táxis, moto-táxis, vans e ônibus. Praça de alimentação no centro da cidade e no Dique, com bares e lanchonetes, que além da comida típica baiana (acarajé, caranguejo, goiamum, moquecas de peixe, siri, polvo e camarão) servem pizzas, sorvetes, pastel, hot-dog, churrasquinho, beiju de tapioca, entre outros.


Pontos turísticos

Santuário de Santo André
Santuário: é um lugar sagrado, templo ou não, que possui acentuada característica de piedade e que se torna para a vida da comunidade uma fonte de peregrinação e de santificação. Pode possuir uma relíquia de algum santo, pode ser consagrado à alguma devoção particular da fé católica etc. Normalmente é objeto de grande apreço para os fiéis devotos que dele fazem um local de constante meio de santificação através do uso constante dos sacramentos.


Vila de Santo André
Onde tudo começou. No início uma aldeia indígena. Com a chegada dos Jesuítas foi formada uma vila e construída uma capela em honra a Santo André.

Igreja de Santo André
Construída pelos Jesuítas no meado do século XVIII em honra a Santo André, Padroeiro de Ituberá, a igreja está localizada estrategicamente no alto de uma colina.
A Igreja de Santo André revela traços de uma arquitetura secular e é uma das principais atrações da cidade.
O templo abriga a tradicional festa em homenagem ao padroeiro local, comemorado todos os anos no dia 30 de novembro, antecedido com nove noites de orações (novena). As atrações religiosas e culturais integram um grande atrativo turístico e aquecem a economia de Ituberá neste período do ano.

Mirante da vila de Santo André
Localizado na parte de trás da igreja, a 150 metros de altitude (em relação ao nível do mar), do mirante natural pode-se avistar quase toda área urbana da cidade e também a região litorânea, com seu extenso manguezal, seguindo o Canal do Serinhaém até o Oceano Atlântico.

Lagoa Santa
Um dos pontos de referência na zona rural de Ituberá, a Lagoa Santa é considerada como local de milagres e encantos.
Com uma beleza ímpar, cercada de mistérios e muitos casos contados pelos moradores da região, a lagoa está localizada a 11 km do centro de Ituberá.
A lagoa é tão importante que dá nome a comunidade remanescente de quilombo, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares.
Na margem da Lagoa foi erguida uma pequena capela em homenagem a São Braz, Padroeiro católico da comunidade, onde é celebrada anualmente, sempre no mês de fevereiro, a festa em honra ao padroeiro.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Datada da primeira metade do século XVIII, é um belo monumento localizado no centro da cidade, com uma imponente e longa escadaria, que dá acesso principal à igreja.
A torre sineira tem terminação em bulbo bizantino, revestida de pastilhas, onde conquista um destaque especial na paisagem urbana.
Padroeira secundária de Ituberá, Nossa Senhora da Conceição é celebrada em 8 de dezembro.

Cachoeira Pancada Grande
Com 61 m de altura, Pancada Grande é a cachoeira mais alta do litoral baiano e é um dos mais importantes atrativos turísticos da Costa do Dendê.
Localizada a 6 km do Centro de Ituberá, a Pancada Grande está inserida na Reserva Ecológica Michelin, uma área protegida que pertence a Plantações Michelin da Bahia (PMB), um membro do Grupo Corporativo da Michelin (tradicional fabricante de pneus) com sede em Clermont-Ferrand, na França.
Vale a visita a esse espetáculo mesmo se estiver só de passagem pela região!

Praia do Pratigi
Pratigi na língua indígena Tupi guarani significa “Mar de Tainhas”.
Localizada a 26 km do centro de Ituberá, Pratigi possui uma beleza peculiar, sendo quase deserta em diversos trechos dos seus quase 20 km de praias.
Com mar calmo e areias brancas, cercada por coqueirais, a Praia de Pratigi é um recanto especial para quem gosta de tranquilidade e contato com a natureza.
De dois em dois anos acontece no Pratigi o Festival Internacional de Arte e Cultura Alternativa Universo Paralello, considerado um dos maiores festivais de arte, música e cultura alternativa da América do Sul, com vários dias de duração, sempre na época do Réveillon, reunindo mais de 15 mil pessoas de diversas partes do mundo, com os melhores DJs do Brasil e do Mundo, muitas atrações culturais e shows de famosos, como Arnaldo Antunes, Criolo, Emicida, só para citar alguns.

Cascata Castro Alves
Uma raridade em cenário urbano no Brasil, uma cascata com corredeiras e uma pequena floresta, em pleno centro da cidade. Combinando a exuberância da natureza com as construções feitas pelo homem, a Cascata Castro Alves é motivo de orgulho para os ituberaenses.

Barra de Serinhaém
Do Tupi Ciri-nhãe, “viveiro dos siris”, Barra de Serinhaém é um local paradisíaco, com belas praias e mar tranquilo. A antiga vila de pescadores, ainda preserva muitas de suas tradições e as comidas são uma atração à parte. Muito peixe, lagosta, camarão, carangueijo, goiamum, siri, entre outros.
Barra de Serinhaém tem uma boa estrutura com pousadas, restaurantes, bares, mercados, farmácia, entre outros comércios. O melhor acesso é pelo Canal do Serinhaém, de lancha (30 minutos) ou de barco (2 horas), saindo do cais no centro da cidade ou na ponte da Saici (a 1,2 km do centro), dependendo da tábua da maré.
No mês de janeiro, comemora-se a festa em Honra a Senhor do Bonfim, padroeiro da comunidade. No dia 2 de fevereiro é dia de Iemanjá e a tradição é muito forte na Barra de Serinhaém. Carnaval sempre tem festa.

Rio do Campo
Comunidade descendente de irlandeses, Rio do Campo é uma comunidade muito bonita e tranquila. Com acesso pelo Canal do Serinhaém, a 10 minutos de lancha ou 40 min de barco, do cais de Ituberá. Também tem acesso pela comunidade quilombola do Jatimane (Nilo Peçanha – Bahia), ou pela estrada do Pratigi.
No mês de junho, comemora-se a festa em Honra a Santo Antônio, padroeiro da comunidade.

Vila de Itajaí
Antiga vila histórica de Ituberá, Itajaí é uma importante comunidade. Existe um balneário próximo à vila, dotado de queda d’água, trilha por dentro da mata, opções de hospedagem e restaurante. No mês de Julho, comemora-se a festa de Sant´Ana e São Joaquim, padroeiros da comunidade.
 

Comentários

  1. BOM DIA, Medeiros,
    Meus antepassados viveram nesta cidade na Bahia, e estou a pesquisar sobre eles, o senhor tem algum dado historico das familias de imigrantes que chegaram a essa regiao entre 1800 a 1850 ?
    Agradeco antecipadamente,

    Raul Cairo

    raulcairo@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário