Tocha Olímpica da Rio 2016 passa por Ituberá

Foto: Raul Spinassé



O Dia 22 de maio de 2016 foi realmente um dia muito especial e marcante para Ituberá. Quem foi a rua naquele dia, foi testemunha de um momento que encantou e emocionou a todos.
Dentre os critérios de escolha das cidades para o percurso da Tocha Olímpica, maior peso para o interesse turístico e a logística. Aspectos referentes a recepção, demonstração de interesse, organização, eficiência nos contatos e celeridade na resolução de problemas por parte do poder público do município também pesaram.

Entre as 5.570 cidades do Brasil, 329 foram escolhidas para passagem da Tocha Olímpica. Ituberá foi contemplada, entre os 417 da Bahia.

Ituberá se destacou.
Localizada entre Itacaré e Morro de São Paulo, pólos turísticos de nível nacional e internacional. Destaque também para a cidade de Valença que foi a cidade celebração neste dia, realizando uma belíssima e organizada festa.

Mas, que me perdoem os amigos das cidades de Itacaré, Camamu, Cairu e Valença. No dia 22 de maio, Ituberá "roubou a cena". Literalmente.

Todos ficaram encantados e emocionados com a energia do nosso lugar e do nosso povo. Em especial da imprensa com a publicação de diversas mídias espontâneas. Essa afirmação pode ser comprovada com a matéria exibida no Fantástico (assista o video) em rede Nacional, onde o maior tempo de exibição das imagens foi de Ituberá .

Com muita satisfação (e ousadia), compartilho aqui no Blog, o ótimo texto de Vitor Villar e essa foto maravilhosa do fotógrafo Raul Spinassé.


Tour da Tocha: encantado e emocionado com Ituberá de Seu Cícero
POR VITOR VILLAR

O domingo, 22, foi o nosso último dia Na Estrada com o Tour da Tocha na Bahia, e também foi o dia da gente aprender muito e se emocionar. Quero falar de Ituberá, terceira cidade que a Chama Olímpica passou nesta data e que, para mim, encerrou da maneira mais do que delirante a nossa participação nessa cobertura.
Quando chegamos a Ituberá, já estávamos exaustos, mortos mesmo, primeiro por estarmos no quinto dia de estrada sem parar e por já ter visitado neste domingo duas cidades: Itacaré e Camamu. A ideia era fazer a cobertura da cidade e partir logo para Valença, onde terminava a programação da Tocha.

Ituberá, porém, nos parou e nos fez ficar. Quando descemos do carro, vimos, de longe, uma cena rara, digna sinceramente de uma grande produção de cinema. Um cordão de crianças, todas de verde, abria espaço até uma igreja, lá no alto de uma colina: a de Nossa Senhora da Conceição, matriz da cidade. Nas escadarias da igreja, um sem-número de crianças, todos sorridentes, formando um mosaico em torno de um púlpito: “Somos Todos Ituberá”.

Fiquei impressionado, assim como nosso fotógrafo, Raul, que sentou o dedo e fez imagens belíssimas para o jornal A Tarde.

Não parou por aí. O senhor que conduziu a Tocha até o púlpito nas escadarias da igreja, Seu Cícero, de 87 anos, se revelou o personagem mais adequado para retratar Ituberá: ele é dono do bar mais antigo da cidade, há 59 anos, e desperta lembranças afetuosas em todos na cidade. Desde de ter sido o vendedor de picolé da infância de muitos ituberaenses a ter sido o vendedor de passagens do único ônibus que entrava e saía da cidade.

A matéria com ele está na edição desta segunda-feira de A Tarde. (leia aqui)

Bom, o que falar mais? Paramos no Bar do Seu Cícero no início da tarde e conhecemos todos por ali. Nido Rocha, Renan Nascimento, Santana da Farmácia, Corró, Tim Maia, Dona Maria, esposa de Cícero, Seu Maneca, irmão dele, Pedrinho, seu filho… Agradeço a todos vocês pela hospitalidade e pelo carinho enorme com a gente.

Deixei Ituberá sem querer, às 16h, sabendo que voltarei lá em breve. Viemos conversando, eu, Raul e Cleiton, nosso motorista, de como é bom colocar o pé na estada, conhecer lugares, pessoas, personagens incríveis como Seu Cícero e seu bar. E, melhor ainda: trabalharmos com isso.

A minha dica para os leitores é: conheçam também o interior baiano. Conheçam Ituberá, Camamu, Itapetinga, Itambé, Floresta Azul, Ibicaraí, Itamaraju e outras cidades pequenas e charmosas do estado. Somos muito mais do que Salvador.


Comentários