18 de Outubro - Dia do Médico

Lucas, o Bom Samaritano.

Hoje Dia do Médico, quero parabenizar a todos que fazem dessa profissão uma verdadeira missão!

Desde os mais experientes que conheço, como o Dr. Mustafá, Dr. Kleber Tunes, Dr. Bernardo aos mais jovens como Dr. Kleber (filho), passando por jovens médicos e já com carreiras consolidadas como Dr. Pablo Sales e Dra. Sandra Lorenzo Lino, entre tantos outros médicos amigos e conhecidos o meu mais sincero PARABÉNS!!!

Ao mesmo tempo, trago para Vcs e aos que tenham acesso a esse humilde post, duas reflexões.

A primeira sobre Lucas. Lucas era médico. Lucas, segundo Eusébio, era natural da Antiioquia, na Síria. Gentio, talvez grego. Homem letrado e educado, médico Companheiro de Paulo – Atos 16.10
Ele não era nem pescador nem coletor de impostos; era “médico” - veja Colossenses 4.14, e como tal era um estudante da natureza humana e conhecedor da constituição humana.
Há vários e grandes motivos que nos levam a crer que Lucas não era judeu, e, sim, gentio, eis então, uma pista, para que ele, Lucas, utilizasse o termo diferenciado e apropriado que apresentasse Cristo não como “o Filho de Davi”, mas como “o Filho do Homem”.
Um autor com profissão liberal, um estudioso. Talvez, por sua formação e necessidade de pesquisa Lucas tenha sido o maior evangelista na área da pesquisa da verdade do Evangelho de Jesus Cristo.
Sob sua própria afirmação inicial, ele foi  comprometido com a verdade histórica, registrou em seu evangelho o que ouvira diretamente dos apóstolos e discípulos que testemunharam a vida de Jesus.
O exame do vocabulário de seu Evangelho levou a crítica moderna a confirmar a antiga tradição de que era um médico e excelente escritor, preocupado em manter-se fiel aos fatos históricos e, politicamente, com as injustiças sociais.
Sendo assim, já em sua introdução, que acho reveladora ele aponta para esta forma especial, pela qual o Espírito Santo o levou a escrever sobre seu principal personagem: Jesus - O Filho do Homem.

Fonte: http://estudandopalavra.blogspot.com.br/2015/03/o-evangelho-de-lucas-o-medico-amado.html


A outra reflexão, é sobre um trecho do livro "O Futuro da Humanidade", de Augusto Cury, (A emocionante história de um médico e um mendigo em busca de um mundo melhor). Na página 110, ele relata um pensamento do jovem médico Marco Pólo (um dos personagens do livro) "a medicina se tornou lógica, objetiva, uma escrava da tecnologia. Muitos aparelhos, muitos exames, muitos procedimentos, mas pouca sensibilidade para descobrir as causas emocionais e sociais. A ansiedade na gênese dos infartos quase não era levada em conta. O estresse escondido nos bastidores dos cânceres era pouco analisado. Os pensamentos antecipatórios por trás das gastrites, hipertensão arterial, cefaleias e dores musculares raramente investigados."

Recomendo a leitura do livro!


Comentários

Postar um comentário