Memória - por Cosmelito Bob


Com muita honra, compartilho aqui no Blog um texto do jovem ituberaense Cosmelito José da Conceição.


Memória

Ah Ituberá!
Se eu pudesse te colocaria
Na palma das minhas mãos.
Iria fazer um berloque
Que alcançasse duas dimensões,
A visão e o coração.
Porque todos devem saber
O quanto eu amo você.
A distância dessa terra tão querida
Faz-me declinar de saudade.
Pôs daqui tive base,
Sustentáculo para a vida,
Conheci pessoas que até hoje
Mesmo tão distantes
São-me queridas.
Meus professores. Ai! Que saudades!
Pessoas de valores
Que ensinavam e ensinam com
veracidade,
E aquele que pensou que ia me encher de
dores deixei aquém.
Pessoa maravilhosa neste solo ainda tem
Mostrou-me que mesmo na dor
Aprendemos o sentido do amor.
Ituberá de amigos que não se importavam
Com a diferença de cor,
Dos credos e de qual bairro chegou
Quando nos encontrávamos no manguezal,
Lambuzávamos-nos e depois,
Caiamos na risada.
Era encontro interbairro,
Era mais um baba
E mesmo na rivalidade,
Todo respeito reinava.
Final de semana a moçada se juntava,
Cada um com sua bicicleta,
Íamos dá algumas pedaladas
Em direção a cachoeira das três pancadas
A famosa Cachoeira de Pancada Grande.
E quem não tinha a bicicleta,
Não deixava de ir,
Porque a união era gigante
Não havia o que discutir,
O reveza alterna para levar o carona,
Fazia a nossa amizade difundir,
Onde o cansaço era pouco
Para a beleza que iríamos curtir.
Ituberá de Serinhaém, Rio do Campo,
Pratigi.
Maravilhas que jamais saem de mim
Oh Ituberá!
Tão exuberante e de beleza magistral.
Que numa imagem, pode apagar,
Mas, na memória da alma ficará.
Ituberá abençoada por Jeová,
Que brote das tuas entranhas
Quem sonhe e lute pela paz desse lugar.
E se os seres mudarem
E corromperem os corações,
Imediatamente me lembrarei
Da benevolência do Trino Senhor
E sonharei novamente
Com serenata, violão e cantador.
Então, levantarei os meus olhos em direção
ao céu,
Verei as matas, manguezais, praias e
cachoeiras,
Como um lindo véu.
Palmeiras, dendezeiros, cacaueiros e
seringais
Graças a Deus!
Terra fértil em produzir belezas,
Da umbaúba ao murici,
Proezas de Jeová
Não faltam aqui
Então, me lançarei nos braços da mãe
natureza,
Pois, de lá Deus me criou,
É de onde busco forças,
para continuar sonhando contigo, 
Minha linda Ituberá...
Quando a saudade aperta
Fecho os olhos e viajo
Entre a tua fauna e flora...
Que enriquece a minha história
Ah! Ituberá quero florescer
Na margem de teus ribeiros
Saciar a sede de minhas raízes
Nas águas das tuas cachoeiras reluzentes
Neste solo, sou tua semente
Itu (cachoeira) Berá (cristalinas)
Que brotem de ti, cachoeiras de
pensadores,
Com inclinação para o bem...
E cristalinos sejam os seus dias.
Amo-te, te amo Ituberá, com imensa
alegria!

Autor: Cosmelito José da Conceição (Bob Wislley)
Revisor (a): Professora Istalma Costa

____

Biografia de Cosmelito, divulgada no site do Coral Ecumênico da Bahia:


COSMELITO JOSÉ DA CONCEIÇÃO – Mais conhecido como Bob Wislley, é tenor do CEB desde 2015 e auxiliar de armador do coro. Sua trajetória na música começou em 1999 como aluno do projeto percussivo e social Boca de Lata, em Ituberá (BA), sua cidade natal. Mais tarde, em 2005, Bob tornou-se cantor e backing vocal da banda @.Som , também em Ituberá. Três anos depois, passou a tocar e cantar no grupo da igreja Assembléia de Deus. Também neste período foi guitarra base e voz de apoio na banda de forró gospel Banda Di Deus, e voz de apoio e voz principal na banda de forró gospel Essência. Em 2011, o músico passou a cantar como segunda voz no grupo de arrocha KAll do Desejo, e em 2013, no grupo de arrocha Amor Vadio, fazendo violão base e segunda voz . No ano seguinte, Bob entrou para o curso de música do Colégio Manoel Novais concluindo assim o curso técnico em instrumento. Em 2015, foi finalista do Festival SESI de música nas categorias composição inédita e intérprete. Em 2016, participou da oficina do curso Curto Circuito Sonoro, com Jarbas Bittencourt, e em 2018, no recital do tenor Carlos Eduardo Santos, como coralista. Como auxiliar de armador, tem passagens pela Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal) e pelo projeto Pérolas Mista – ambos com o maestro ngelo Rafael, e como músico auxiliar na Igreja Batista Nazareth com o maestro Jean Prado.




Comentários


  1. Que texto maravilhoso! Quanto amor e quanta dor.
    Eu consegui sentir a agonia da saudade. E a sinceridade do seu bem querer por nossa Ituberá!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!!! A saudade expressada em cada palavra!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, amigo Bob, pelo sentimento que você expressa em forma de poesia, imaginamos o quanto é imensa a saudade e o amor que você sente pela sua cidade Natal, a nossa querida Ituberá. Abraços artísticos do teu amigo Zezinho pintor!

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras, inspiração de pura saudade e amor pela sua cidade.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns meu irmão lindo texto também sinto muita saudades dessa cidade maravilhosa

    ResponderExcluir
  6. Parabéns. Bob.belo texto.poético. Muito bom

    ResponderExcluir
  7. Grande Bob Deus continue te iluminando sempre... Talento nato!

    ResponderExcluir

Postar um comentário