É chegada a hora: Universo Paralello, vem ai!




Por Vanessa Medeiros


Há algum tempo o universo conspira a favor do festival Universo Paralello. São 15 edições do festival; 20 anos agregando valor ao que já é admirado tanto por quem experimenta, quanto por quem nunca experimentou. Desperta sensações e forças inimagináveis. Gera ansiedade exacerbada. Alteração do sono, disfunção intestinal, vertigens, calafrios... Uns precisam desistir mesmo com quase tudo pronto inclusive ingresso comprado; outros não desistem, mesmo não tendo nem o ingresso em mãos.

Foto de Ana Clara - Belo Horizonte

Assim sendo, uma galera está arrumando as malas. Fazendo check-list, com medo de esquecer algo. Se preparando mental e fisicamente para descer (ou subir) para o interior do baixo sul da Bahia, carregando consigo, além de mochilas, barraca de camping, cadeiras, e o que mais necessário for, o desejo de se permitir viver uma experiência única. Busca expandir a consciência, quebrar paradigmas, fazer amigos, exaltar a mãe natureza, se coligar com ela e com os outros, livrar-se de preconceitos consigo e com o próximo, aproveitar o que quiser, ser o que quiser, vestir, comer e beber o que quiser. Adquirir novas vivências, e levar embora, lembranças e histórias de dias tão mágicos. Mas não pense que por isso, o Universo Paralello é “terra de ninguém”; ele é criado a toda edição, para co criar um lugar maravilhoso, acolhedor e aconchegante, com regras, direitos e deveres. O diferencial desse lugar para o mundo real em que vivemos, é que lá, a lei maior é o amor. É tipo: “Toma! Isso aqui é pra você. Divirta-se, seja feliz e evolua.”

E é desse jeito que de 2 em 2 anos, a paradisíaca Praia de Pratigi recebe todos esses tripulantes cheios de energia e amor. Gente de todo canto, de todas as idades, cores e crenças, desembarca em Ituberá para passar uns dias e conhecer esse festival multicultural que atrai a cada edição cerca de 20 mil pessoas, sendo 5 mil só de artistas, sendo eles do palco, do chão, do antes do durante e do depois do festival. Gosto de mencionar que não é uma festa rave. É um festival de arte e cultura alternativa. Traduzindo, é coletar as mais diversas vertentes artísticas do Brasil e do mundo, e colocar dentro de uma vila psicodélica por 7 dias. Um festival como esse, não dá pra chegar e já ir metendo o loko porque senão você pode perder muita coisa boa, seja paralisado, ou de ressaca. O UP é tipo um passeio de fim de ano, na praia, que tu fica de camping, em pousadas, ou casa de temporada. E nesse rolê você tem tanta coisa pra ver e pra curtir, inclusive (e não menos importante) dançar ao som de músicas que gosta e te faz transcender. É tanta coisa gostosa, que muitas vezes você só vai querer ir “em casa” pra descansar, e voltar de novo pro rolê.

São 7 pistas de música presente no festival, área de cura com tratamentos terapêuticos, apresentações artísticas por todo o festival, espaço Kid para a criançada com oficinas e teatro, cozinha comunitária, e muitas outras coisas bacanas pra ver e sentir. Sem contar o cenário que é de abrir os olhos da mente. Surreal de tão lindo!

Então, é chegada a hora. Só vamos!! Só vem UP! Sejam todos muito bem vindos!!


Se quiser saber mais sobre o festival, acesse suas plataformas digitais:

Site: https://universoparalello.org/pt/bem-vindo/

Comentários